Para fazer a ADEQUAÇÃO AMBIENTAL do seu imóvel rural é muito importante entender a diferença entre Ativo e Passivo Ambiental, então aqui vai um resumo para esclarecer um pouco:
Ativo Ambiental: são as áreas com vegetação nativa excedente ou em recomposição
Passivo Ambiental: são as áreas de recomposição obrigatórias (que podem ser áreas de preservação permanente, reserva legal ou vinculadas ao TCRA)
Precisa realizar o CAR, ou a Adequação Ambiental do seu imóvel? Nós podemos ajudar!
Entre em contato conosco! 🌾🏡
Uma análise de pesquisadores internacionais descobriu duas áreas na China onde a captura de dióxido de carbono por novas florestas era subestimada, sendo responsáveis por cerca de 35% de toda a absorção do país. O sequestro de carbono ocorre quando um local, como florestas, absorve mais carbono do que o libera. A descoberta pode ser uma resposta direta da política agressiva chinesa de plantio de árvores. Bilhões de árvores foram plantadas nas últimas décadas para combater a desertificação e a perda de solo e para estabelecer indústrias de madeira e papel, mas estimava-se até o momento que seu efeito tivesse sido pouco expressivo.
O país é o maior emissor de CO2 do mundo, e recentemente declarou a intenção de atingir o máximo dessas emissões até 2030 e a partir desse momento passar a neutralidade de carbono até 2060.
🌳🌳🌳🌳
Ao adequar ambientalmente seu imóvel ao aderir ao PRA (Programa de Regularização Ambiental) você pode usufruir de alguns benefícios como:
***Para ter direito à adesão ao PRA é necessário se inscrever no CAR até dia 31/12/2020
Precisa de ajuda com a Adequação Ambiental do seu imóvel? Entre em contato conosco!
Que existem inúmeras espécies de árvores e que elas são de extrema importância para o planeta você já sabe, mas você sabe que elas podem ser nativas ou exóticas?
Essa classificação vai de acordo com sua origem.
🌳Árvores nativas são as que são originárias da região em que se encontram, que crescem dentro dos seus limites naturais.
🌲Já as árvores EXÓTICAS podem ser tanto INTRODUZIDAS, quando estão além da sua área de distribuição natural e nascem em outro ambiente por serem transportados intencionalmente ou não pelo homem, ou INVASORAS, quando avança sobre territórios sem a intervenção direta do homem.
Na foto acima temos duas espécies comuns de vermos no estado de São Paulo, uma exótica, a Tipuana e uma nativa, o Ipê Amarelo.
Fonte: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/arvores-nativas-e-exoticas
Você sabia que ao fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é possível usar alguns benefícios através das informações que foram declaradas? Esses benefícios são aplicados em um segundo momento, na ADEQUAÇÃO AMBIENTAL. Por isso realizar o CAR com o auxílio de profissionais que entendem do assunto é muito importante para a melhor resolução da sua situação. E para ter direito a esses benefícios é importante se inscrever no CAR até dia 31/12/2020!
Entre em contato conosco, que podemos te ajudar!
🌱🌱🌱🌱
O A68, maior iceberg do mundo, se descolou da Antártida em 2017 e pode encalhar na costa da ilha do Atlântico Sul. A ilha fica no território ultramarino britânico da Géorgia do Sul e é uma área de preservação ambiental, que abriga uma variedade de vida selvagem.
Se a colisão acontecer será um ameaça para a fauna local, principalmente para pinguins e focas que ficariam sem alimento e também para a economia da região, pois ele pode permanecer preso na costa da ilha por cerca de 10 anos. O A68 tem área equivalente a quase 3 vezes a cidade de São Paulo, mas sua profundidade não é tão grande, o que possibilita que ele flutue até a costa da ilha antes de encalhar. Apesar das imagens de satélite demonstrarem que ele se direciona à ilha e a Geórgia do Sul ser conhecida como cemitério de icebergs, existe a possibilidade de correntes e outras variáveis alterarem a direção.
A inscrição no CAR é a primeira fase para a regularização ambiental de sua propriedade, após ela é necessária a ADEQUAÇÃO AMBIENTAL, que também é uma exigência legal, que pode ser com a adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental) ou não. A adesão ao PRA é voluntária e proporciona regras flexíveis para o proprietário ou posseiro rural! Fique de olho em nossas redes sociais que vamos explicar melhor esses benefícios oferecidos! 🌳🪵
E se você precisa de ajuda com a regularização do seu imóvel, entre em contato conosco!
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/sicar/adequacao-ambiental/
Cientistas conseguiram mapear pela primeira vez a distribuição das 20 mil espécies de abelhas do mundo!
🐝🐝🐝
O novo mapa tem o intuito de ajudar na conservação desses insetos que são de extrema importância para a polinização em todo o planeta. Segundo Alice Hughs (Academia Chinesa de Ciências em Yunnan), antes desse mapeamento não existiam dados de onde estavam a maioria das espécies. O Estudo confirmou que mais espécies de abelhas são encontradas em áreas secas e temperadas do que em ambientes tropicais.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55026019
📷 Current Biology
Hoje, 19 de Novembro é comemorado o aniversário do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Criado em 1992, ele é responsável pela política nacional do meio ambiente, ao adotar estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável nas políticas públicas. Entre as principais áreas de atuação estão a política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos; a política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas e biodiversidade e florestas; a proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais; as políticas para a integração do meio ambiente e produção; (e) as políticas e programas ambientais para a Amazônia Legal; e o zoneamento ecológico-econômico.
O objetivo da carta assinada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e pela Consejeria de Medio Ambiente, Ordenación del Territorio y Sostenibilidad da Comunidade Autônoma de Madri é a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. As instituições irão focar no apoio à implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) nos dois territórios e no reforço da biodiversidade no desenvolvimento sustentável! Os resultados da parceria serão levados à COP 15, que acontecerá no 2º semestre de 2021, na China.
✍️🌿
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/11/sp-e-madri-assinam-carta-de-intencoes-em-prol-da-sustentabilidade/
Antes era uma ideia impensável, mas a medida que a situação do meio ambiente fica mais preocupante, menos "maluca" essa ideia se torna! Segundo relatório da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. Os cientistas também afirmam que a superfície da Terra foi tão alterada, que o ecossistema está chegando a um ponto de instabilidade ambiental generalizada, desestabilizando sistemas biológicos, além do clima e aquecimento global tão falados. Para reverter essa situação diversas organizações e países estão criando medidas, como o movimento "30x30", que tem o objetivo de proteger 30% do planeta (em terra e mar) até 2030. O Canadá, Costa Rica e Colombia são países que estão aumentando seus esforços de conservação, assim como a União Europeia, que através do Parlamento Europeu, se comprometeu a destinar 10% do orçamento para a melhoria da biodiversidade, restaurar áreas degradadas e proteger 30 % do território da UE. Infelizmente outros países estão indo em direção contrária, como EUA e Brasil, mas o movimento do mundo todo é promissor!
A Sabesp implantará uma usina de reciclagem para produção de asfalto para as ruas da cidade de São Paulo. A produção será a partir de sobras de obras de saneamento, como concreto, sarjeta, pedaços de asfalto e etc. A iniciativa, que terá um investimento de R$ 29,6 milhões em 30 meses, tem o objetivo de otimizar e reaproveitar materiais, reduzindo tanto custo, quanto o descarte de resíduos sólidos em aterros.
O asfalto será produzido por meio de uma técnica que utiliza injeção de ar e de água sob pressão no cimento asfáltico aquecido, esse asfalto além de mais sustentável, tem maior capacidade para suportar o tráfego de veículos. A usina será capaz de produzir até 1 milhão de m²/ano, 14 vezes a área das pista da Av. Paulista.
Esperamos que cada vez mais as organizações desenvolvam projetos que beneficiam o meio ambiente!
O Relatório de Plantio é um documento com informações gerais e detalhadas sobre a realização do plantio, apresentando dados técnicos sobre o local, espécies vegetais utilizadas, quantidades de indivíduos arbóreos, cuidados de preparo com o solo antes e após, controle biológico e demais informações, como por exemplo, medidas para garantir o manejo da área.
Este relatório é um dos documentos finais ligado ao Licenciamento Ambiental de uma área, para casos de autorização ou regularização de corte de vegetação.
Após a assinatura do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), se inicia a realização do plantio, sendo exigido o envio de Relatórios de Monitoramento para o órgão ambiental competente, de tempos em tempos, garantindo dessa forma o acompanhamento do projeto.
Quer licenciar sua área e precisa de ajuda com o Relatório de Plantio? Nós podemos ajudar!
Os oceanos, além de abrigarem uma imensa biodiversidade, apresentam potencial para a geração de energia elétrica ou mecânica, advindas do movimento das ondas e marés. É a chamada Energia Marítima.
A captação de energia pelo movimento da maré ocorre pelo intenso deslocamento de água, onde diques instalados na margem recebem a água, contendo um muro que funciona como um sistema de barragem. A energia é produzida a partir desse desnível entre o movimento e a intensidade de água que entra e saí do dique.
A obtenção de energia por ondas ocorre por efeito cinético, onde o movimento ondular constante faz com que a turbina funcione. Essas turbinas são instaladas onde há maior incidência de “quebra” de ondas, transformando a energia mecânica do movimento das ondas em energia elétrica.
O estudo dessa fonte de energia está crescendo em muitos países, inclusive no Brasil, que instalou um projeto piloto chamado “Usina de Ondas” no Porto de Pecém, no estado de Ceará.
O Instituto de Botânica, a partir de dados históricos, estudos de campo e simulações vai estudar os efeitos das mudanças climáticas, da poluição e do uso do solo na vegetação nativa existente na cidade de São Paulo e em mais de 70 cidades da região.
Com essa pesquisa, espera-se avaliar o nível de conservação da biodiversidade na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, através de modelos capazes de prever cenários para os próximos 30 anos, compreendendo os efeitos da urbanização nos fragmentos de floresta e também como a diminuição do Cinturão Verde pode impactar a vida nas cidades. A partir do estudo poderão ser desenvolvidas políticas públicas e regulamentações para a área.
Dentro do ramo industrial, o Licenciamento Ambiental é obrigatório para a instalação de empreendimentos que realizem atividades que são potencialmente poluidoras, a fim de conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental.
Para saber se o seguimento da indústria realiza atividade potencialmente poluidora é necessário consultar a Resolução CONAMA nº 237/1997, que dispõe exemplos de empresas sujeitas a esse documento.
A partir da confirmação da necessidade de autorização, abre-se o processo junto ao órgão ambiental, e para a instalação e funcionamento ser aprovado é necessário obter os 3 tipos de licença: a Prévia, de Instalação e de Operação.
A Licença Prévia é responsável pela análise de viabilidade ambiental do empreendimento, analisando a localização e a concepção do projeto, estabelecendo critérios para a implantação.
A Licença de Instalação serve para concluir se a atividade pode de fato ser instalada, a partir dos projetos determinados na etapa anterior.
A Licença de Operação é emitida quando a indústria estiver estabelecida, servindo para autorizar o funcionamento e o início das atividades.
Você sabia que em muitos locais é necessário ter autorização do órgão ambiental competente para realizar o corte de árvores isoladas? E que a retirada não licenciada pode gerar penalidades para o proprietário, como multas e advertências?
No estado de São Paulo, por exemplo, a CETESB emitiu em 2013 a DECISÃO DE DIRETORIA Nº 287/2013/V/C/I, que dispõe proteção para os indivíduos vegetais nativos isolados, necessitando assim, de autorização para seu corte. A legislação dispõe ainda que este licenciamento pode ser realizado pelo próprio município, caso haja competência e preparo do mesmo.
Possui alguma árvore nativa no seu imóvel que você gostaria de retirar? Vamos fazer isso da forma correta!
Nós da Florestec temos experiência com procedimentos de corte de vegetação e podemos te ajudar!
O Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB), foi estruturado em agosto de 2007 por meio de um decreto do Estado de São Paulo, e tem como principal função centralizar e coordenar as aprovações para implantação de empreendimentos de parcelamento de solo com finalidade residencial, assim como conjuntos habitacionais, condomínios e loteamentos, tanto privados quanto públicos.
Para que estas obras sejam autorizadas, é necessário o licenciamento e autorização pela GRAPROHAB, portanto o conhecimento dos procedimentos e da documentação exigida é algo imprescindível para o sucesso do processo.
Nós da Florestec temos experiência com os processos da GRAPROHAB, prestando serviços técnicos com excelência e comprometimento com o cliente.
Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!
Energia Solar é uma das fontes de energia com impacto mais sustentável, limpo e renovável que se conhece. Atualmente existem duas formas de ser utilizado, sendo por obtenção de energia elétrica ou térmica.
Nos sistemas fotovoltaicos, a obtenção de energia funciona por meio da captação da luz do Sol pelos painéis solares, que contam com células fotovoltaicas, transformando a luz absorvida em energia elétrica. Essas estruturas podem ser instaladas em telhados, campos, barcos ou carros que são movidos a Energia Solar.
Para obtenção de energia térmica, a radiação solar é captada para ser utilizada como ferramenta de aquecimento, esquentando água e demais líquidos que podem ser utilizados em indústrias e residências.
Energia Éolica é um dos exemplos de energia renovável e limpa. Essa alternativa diz respeito a transformação da energia do vento em energia útil, como a energia mecânica ou elétrica.
O vento ocorre por meio de um fluxo constante de gases, em grande escala, o que proporciona variações ao logo do tempo. É exatamente esse movimento de ar que é transformado em energia útil, por meio das turbinas eólicas ou aerogeradores, com o auxílio das pás eólicas (que podem ser visualizadas na imagem).
Esses aerogeradores são alocados em regiões estrategicamente ventosas, e a concentração dessas turbinas passam a ser chamadas de parque eólico. Os parques eólicos podem ser avistados tanto em áreas terrestres quanto marítimas!
A energia eólica vem ganhando espaço nos últimos anos, e dados da EMBRAPA mostram que mais de 80 países contam com a energia do vento para gerar eletricidade para suas nações, inclusive o Brasil!
A ONU determinou que a partir de 2021, o mundo entrará na Década de Restauração de Ecossistemas e um mapeamento global liderado pelo pesquisador brasileiro Bernardo Strassburg ajudará a nortear as negociações.
O estudo verificou que há 2,9 bilhões de hectares de terras degradadas, que são passíveis de recuperação em todos os tipos de ambientes (florestas, ecossistemas áridos, terras alagadas, pradarias e matagais) e identificou locais em que a regeneração da vegetação original seria mais efetiva para capturar carbono e conservar a biodiversidade.
A pesquisa levou em consideração a conservação da biodiversidade, a mitigação da crise climática e os custos envolvidos. Sendo assim, o algoritmo matemático realizou a leitura de 1.200 possíveis cenários com os três critérios em conjunto e determinou as regiões onde a restauração ecológica seria mais custo-efetiva.
Strassburg afirma que “há uma relação comprovada de que, quanto mais biodiversa, mais produtiva no sequestro de carbono determinada área se torna. Também fica mais resistente e resiliente a desastres e flutuações do clima”.
Segundo a pesquisa, uma recuperação de 30% de uma área prioritária representaria a preservação de 71% das espécies em risco de extinção e o armazenamento de metade do CO2 produzido no mesmo período.
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2020/10/restaurar-paisagem-em-areas-prioritarias-pode-evitar-71-das-extincoes-e e Global Priority Areas for Ecosystem Restoration
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), simplificaram a leitura das regras ambientais sobre a preservação e controle da poluição do meio ambiente.
A Lei nº 997 de 31 de maio de 1976, aprovada pelo Decreto nº 8.468/76, foi alterada por 29 decretos ao longo dos anos, muitos deles já revogados. Sendo assim, seu entendimento se tornou complexo. A ideia de simplificar a leitura, com versões consolidadas e compiladas tem o objetivo de facilitar o entendimento da norma vigente, bem como acelerar os procedimentos e destacar os decretos que não estão mais vigentes.
As versões consolidada e compilada, bem como a revogação tática encontram-se no link abaixo.
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/10/sima-e-cetesb-simplificam-acesso-aos-textos-normativos-vigentes-relacionados-a-legislacao-de-licenciamento-ambiental-do-estado-de-sao-paulo/
Quando você pensa no Saara, vem na cabeça um deserto enorme, sem nenhuma árvore não é mesmo? Mas, não é exatamente assim!
Um estudo, publicado na revista Nature, demonstrou que existe "um número inesperadamente grande de árvores" no Saara, cerca de 1,8bi foram registradas. Sendo que a área pesquisada representa apenas 20% do deserto, então a contagem pode ser muito maior! A pesquisa utilizou mais de 11 mil imagens de satélite e uma inteligência artificial identificou as árvores (com copas com área maior que 3m², para que arbustos não fossem considerados). A pesquisa pode se tornar base para encontrar e contar árvores em outros ecossistemas, mas seriam necessários sistemas mais desenvolvidos, pois as árvores do Saara não estão agrupadas em florestas, e sim "solitárias".
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54624231
No sábado, dia 17/10/2020, saiu no Diário Oficial uma nova Resolução para o Estado de São Paulo, que dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento do solo, condomínios ou qualquer edificação em área urbana, e o estabelecimento de área permeável na área urbana para os casos que especifica.
A nova resolução recebe o nome de “Resolução SIMA 80/2020”, sendo mais atual e mais detalhada do que a Resolução SMA 72/2017, que até então era a legislação em vigor e que foi revogada.
Para quem quiser acompanhar a resolução na integra, basta acessar o link: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=29692&e=20201017&p=1, ir em executivo – Caderno 1, no dia da Edição 17/10/2020 e acessar a página 22 e 23.
O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGAM) é uma ferramenta da SIMA (Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente) responsável por registrar, controlar e fornecer informações sobre processos e documentos relacionados às atividades ambientais da SIMA, como o SiCAR/SP, SARE, SINAFLOR,e também de seus órgãos vinculados.
O SIGAM oferece apoio operacional e gerencial de acordo com permissões específicas para cada perfil de usuário, e tem como principal objetivo facilitar, agilizar e suprir com informações adequadas todos as unidades (internas e/ou externas) relacionadas à SIMA e demais organizações.
Precisa de ajuda com algum procedimento que precisa ser acessado pelo SIGAM? Nós da Florestec temos experiência no sistema e podemos te ajudar!
Entre em contato conosco!
A Década da Biodiversidade termina sem nenhuma meta cumprida
A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) determinou 20 metas, relacionadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade mundial, para o período de 2011 – 2020 e nenhuma foi completamente atingida, sendo que apenas 6 foram parcialmente alcançadas.
Entre as metas que não foram alcançadas está a prevenção da extinção e do declínio populacional de espécies (Meta 12); a redução da perda, fragmentação e degradação de habitats naturais (Meta 5); a redução da poluição (Meta 8); e a proteção de ecossistemas que fornecem serviços essenciais ao ser humano, como água, saúde e bem estar (Meta 14).
A Secretária-executiva da CDB, Elizabeth Maruma Mrema disse que “Muitas coisas boas estão acontecendo ao redor do mundo e devem ser celebradas e incentivadas. No entanto, a taxa de perda de biodiversidade não tem precedentes na história da humanidade e as pressões estão se intensificando”
Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/decada-da-biodiversidade-termina-sem-nenhuma-meta-cumprida/
Criada em 1992, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
Sua área faz divisa com os municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto e sua vegetação é característica de ecótono, por estar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica.
Abriga cerca de 69 espécies de mamíferos, 343 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 36 espécies de anfíbios e 37 espécies de peixes
Além da rica biodiversidade, a Flona apresenta outros atrativos, como sítios arqueológicos de mais de 500 anos atrás, fenômenos geológicos de formação vulcânica de grande diversidade mineral, construções históricas da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, conhecida como a primeira fábrica de ferro em solo americano, servindo para passeios de Educação Ambiental e histórica.
Há também opções de trilhas de diferentes intensidades, locais para piquenique, restaurante, centro de visitantes, locais para acampamento, e mirantes.
Uma curiosidade bacana é que desde 2009 a Flona de Ipanema abriga as instalações da Academia Nacional da Biodiversidade - Acadebio, local responsável por treinar os funcionários do ICMBio de todas as Unidades de Conservação do país.
Já conhece a Flona? Que tal colocar esse passeio na sua agenda?
Foto: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
O licenciamento ambiental é uma ferramenta de gestão pública, podendo ser de responsabilidade federal, estadual ou municipal, e que tem como principal finalidade garantir o controle das atividades humanas, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, que interferem nas condições do meio ambiente, causando impacto.
Alguns exemplos de atividades que necessitam de Licenciamento ambiental são:
Mineração, indústrias, transporte (rodovias, ferrovias e aeroportos), barragens, transmissão de energia elétrica, estação de tratamento de água, elevatórias de esgoto, tratamento e destinação de resíduos sólidos e líquidos, parcelamento de solo e habitações, atividades agropecuárias, supressão e poda de vegetação nativa ou exótica, intervenção em APP, entre outros.
Possui algum projeto que está descrito nos itens acima? Nós podemos te ajudar! Realizamos projetos de Licenciamento Ambiental desde 2006, atuando com conhecimento e foco.
Criado em 1982, o Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) é uma das mais importantes Unidades de Conservação da Região! Abrangendo os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras.
Apresenta mais de 37 mil hectares de preservação de Mata Atlântica, que junto com outras UCs formam um Mosaico que compõe um dos maiores contínuos deste domínio vegetal, no mundo.
O Parque contribui para a proteção das bacias hidrográficas de Alto Paranapanema e do Vale do Ribeira, além de ser o abrigo de diversas plantas e animais, com algumas espécies ameaçadas de extinção como Jacutinga, Onça-Pintada, Anta e o palmito-juçara. Além disso, é o habitat da maior família de muriquis (mono carvoeiro), considerado o maior primata das Américas e que se encontra na categoria "criticamente em extinção".
O PECB possui atrativos naturais de lazer como cachoeiras, trilhas monitoradas (inclusive trilhas inclusivas para cadeirantes), rios para tomar banho, mirante, locais para piquenique, centro de Visitantes, centro de Exposição e locais para andar de bicicleta, além de possuir uma rica biodiversidade que atraem visitantes e pesquisadores de todo o país.
Marque na sua agenda de conhecer essa preciosidade da nossa região! (Respeitando as recomendações da OMS ou quando se sentir seguro 😊).
📷 Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP
O Nopal é um tipo de cacto super conhecido no México, aparece até na bandeira do país. Sabe aquele cacto com cara de cacto? É ele mesmo!
É utilizado tradicionalmente na culinária local, em saladas, tortilhas e nachos.
Os resíduos não comestíveis normalmente eram descartados, mas um empresário local encontrou uma solução. Transformar esse resíduo em biocombustível renovável!
O processo é bem simples, os cactos são cortados e processados para extração de farinha, e os resíduos são misturados com esterco de vaca em um bioprocessador, que aquece a polpa desperdiçada e gera o combustível.
A grande vantagem desse biocombustível, em relação aos outros do mercado é que esse utiliza resíduos de um cultivo já existente, contribuindo para o uso eficiente da terra e dos recursos. Além de ser um cultivo simples, barato e que requer uma quantidade mínima de água!
O ramo da Consultoria Ambiental é amplo, envolve assuntos ambientais diversos, como: estudos na área de sustentabilidade, laudos de caracterização ambiental, diagnóstico de danos à flora, fauna, corpos hídricos e solo, aplicação de legislações ambientais, assessoria para processos de Licenciamento Ambiental, entre outros. Os estudos sempre são realizados por profissionais qualificados e adequados ao objetivo da atividade.
Nós da Florestec realizamos diversos serviços de Consultoria Ambiental desde 2006, com especialização em processos de Licenciamentos Ambientais para imóveis urbanos e rurais, para fins industriais, parcelamentos de solo, residenciais e para preservação ambiental, assim como mapeamentos e caracterização ambiental da área, compensação ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituição da Reserva legal, entre outros serviços que podem ser consultados em nosso site (link na Bio).
Possui alguma situação descrita nos casos acima? Nós podemos te ajudar!
O Parque Estadual de Jurupará é uma das Unidades de Conservação (UC) da nossa região. Seu nome é de origem Tupi Guarani, que significa “boca de cores variadas”, sendo uma referência ao Jupará, um mamífero parecido com o quati.
Esta UC foi criada em 1992 e apresenta mais de 26 mil hectares, onde 98% está localizado no município de Ibiúna e 2% em Piedade.
Está inserido na categoria de Proteção Integral, sob os cuidados de gestão da Fundação Florestal, tendo como principal objetivo conservar os recursos naturais presentes no local.
São as represas e as usinas hidrelétricas os atrativos turísticos mais marcantes, assim como as trilhas, nas quais pode-se observar a cobertura vegetal formada por Mata Atlântica, abrigando importantes remanescentes de mata primária.
Na fauna é possível avistar espécies como macaco-prego, preguiça, cutia, paca, serelepe, capivara, raposa, cachorro-do-mato, anta, garças, bem-te-vis e tantas outras.
Juntamente com outras UCs existentes ao longo da Serra do Mar, o Parque complementa o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, possibilitando a realização de pesquisas e atividades de educação ambiental.
📷Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP
Na segunda-feira, 28 de setembro, o Governo Federal revogou resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente. O CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente e é responsável por estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras e para o controle e manutenção da qualidade do meio ambiente.
As resoluções revogadas tratam sobre áreas no entorno de reservatórios de água, manguezais, faixas de restinga, licenciamento para irrigação e queima de resíduos. Vale ressaltar que existem leis mais específicas que tratam do mesmo assunto e que ainda devem ser seguidas, mesmo com a revogação das resoluções.
Quando se trabalha com leis e licenciamento é muito importante estar atualizado com todos os acontecimentos.
O Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (SARE) é uma plataforma online criada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e serve para cadastro e monitoramento dos projetos de restauração ecológica ocorridos no Estado de São Paulo.
Realizar o cadastro da proposta de restauração ecológica decorrente das atividades de Licenciamentos Ambientais na plataforma SARE é uma etapa obrigatória para a aprovação do projeto, conforme mostra a Resolução Estadual SMA 32/2014.
Nós da Florestec temos experiências em projetos de Restauração Ecológica ligados a atividades de Licenciamento Ambiental. Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda?
Surgido em 1999, a Biota-FAPESP tem como principal objetivo realizar pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade presente no estado de São Paulo!
É o resultado da articulação da comunidade científica, estudantes, institutos de pesquisa e organizações não governamentais que mapeiam e analisam a biodiversidade distribuída em ambientes terrestres, marinhos e em outros ecossistemas, bem como propõe alternativas e políticas públicas para sua preservação.
São inúmeros os benefícios originados pelas pesquisas da Biota – FAPESP. Por meio deste projeto temos o mapeamento das áreas prioritárias para restauração da vegetação nativa no estado de SP, aplicado na legislação ambiental SMA 07/2017 e amplamente utilizada nos procedimentos de Licenciamento Ambiental.
Acesse o site: https://www.biota.org.br/biotafapesp/
O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Agro Legal, que garantirá a manutenção das áreas em produção agropecuária e a ampliação dos espaços sob proteção ambiental.
A meta é restaurar em torno de 800 mil ha de cobertura vegetal nativa, entre Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.
O decreto complementa a legislação estadual que regula a adequação das propriedades rurais ao Código Florestal e recomposição de áreas degradadas em São Paulo, prevendo mecanismos ágeis de geoprocessamento para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e processos mais simples de monitoramento da recomposição da vegetação nativa, levando em consideração prazos e diretrizes compatíveis com as atividades agropecuárias.
O programa ainda prevê apoio financeiro para fortalecer as Unidades de Conservação, onde o produtor rural poderá adquirir uma área em UC ainda não regularizada e doá-la para o Estado como medida compensatória.
Essa legislação é uma novidade e ainda precisamos saber como que será aplicada na prática! Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!
Criada a partir do Decreto Estadual 57.933 em 2012, a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) é uma das importantes coordenadorias da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Seu principal objetivo é coordenar as ações de fiscalizações ambientais, como:
-Propor normas e procedimentos para a fiscalização.
-Planejar, controlar e coordenar as aplicações de fiscalização.
-Apoiar as unidades de policiamento ambiental.
-Elaborar laudos para subsidiar as ações de licenciamento e fiscalização dos demais órgãos.
Nós da Florestec atuamos com experiência em projetos de Licenciamento Ambiental ligados aos Órgãos Ambientais, como a CFA!
Tem alguma dúvida? Recebeu uma autuação ambiental? Nós podemos te ajudar!
Entre em contato conosco.
Um mês atrás postamos uma notícia que o Pantanal estava queimando, esperávamos que esse problema acabasse, e que essa notícia pudesse ser esquecida, mas infelizmente a situação só piorou.
O primeiro semestre de 2020 bateu recordes no número de queimadas e o segundo semestre está ainda pior. Houve um aumento de 220% no número de focos de fogo.
Imagens de animais queimados, enormes áreas transformadas em cinzas estão virando comum entre as notícias, a situação é crítica e extremamente preocupante.
De longe, muitas vezes não sabemos como ajudar, mas vamos deixar aqui algumas organizações que estão lutando diariamente para salvar o maior números de animais e conter o fogo.
Quem puder ajudar, doe, quem não puder, ajude a divulgar.
@sospantanal
@amparasilvestre
@wwfbrasil
@institutoararaazuloficial
O Pantanal precisa da nossa ajuda e merece nosso respeito.
A Camada de Ozônio se localiza aproximadamente entre 25 à 30 km de altitude, sendo responsável por proteger os organismos vivos da radiação emitida pelo Sol, e não é novidade que a ação dos homens está destruindo-a aos poucos.
Os "buracos" ou as partes mais finas na Camada de Ozônio estão diretamente ligados a um aumento no número de doenças de pele, como câncer, problemas de visão, alergias, além de afetar outros seres, em especial os plânctons, que estão na base da cadeia alimentar marinha e absorvem mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta.
Graças ao Protocolo de Montreal, de 1987, que propõe algumas medidas que reduzem ou eliminam a produção e consumo de substâncias que destroem a Camada de Ozônio, a situação vem melhorando, ainda longe de uma completa recuperação.
Que o dia de hoje ajude a continuar com a conscientização sobre a importância de preservarmos a Camada de Ozônio!
Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/
Considerando a importância da Restauração Ecológica para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações humanas, foi criada a SMA 32/2014.
Esta importante Resolução estabelece orientações, diretrizes e critérios para a elaboração, execução e monitoramento da Restauração Ecológica do Estado de São Paulo, tanto em áreas rurais quanto urbanas, dando as providências correlatas para as ações.
As providências são apresentadas em etapas de projeto, diagnóstico, proposta, implantação, manutenção, monitoramento e conclusão da Restauração, tanto para vegetação de Mata Atlântica quanto para Cerrado.
A SMA 32/2014 é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
11 de Setembro é o Dia Nacional do Cerrado! A data é dedicada a defesa desse bioma rico em recursos naturais e de grande biodiversidade.
O Cerrado é conhecido como o berço das águas, por possuir grandes reservas subterrâneas de água doce e porque é nele que nascem rios que formam as 3 principais bacias hidrográficas do Brasil: Amazonas/Tocantins, São Francisco e Prata. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Cerrado já foram catalogadas mais de 11,6 mil espécies de plantas nativas, e é lar para cerca de 200 mamíferos, 840 aves, 1200 peixes, 180 répteis e 150 anfíbios, sendo reconhecido como a Savana mais rica do mundo!
A conservação desse bioma, que é o segundo maior da América do Sul, é importantíssima para garantir a água do país e a manutenção de tantas espécies de plantas e animais!
ITR é o Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural, um tributo federal obrigatório pago anualmente pelos proprietários físicos ou jurídicos de imóveis rurais. A Declaração do ITR deve ser feita uma vez por ano, por meio do Programa ITR (Receita Federal), onde serão declaradas todas as informações de uso sobre o imóvel rural, seguidas da emissão da guia do imposto.
Para o procedimento de Licenciamento Ambiental em áreas rurais é necessário estar com o ITR declarado em dia, sendo um dos documentos necessários para dar entrada no processo.
Precisa de ajuda com o Licenciamento Ambiental da sua área rural? Está com dúvida sobre os documentos necessários?
Converse conosco! Elaboramos um orçamento completo e sem custo!
A Resolução 07/2017 é uma legislação consultada em determinadas atividades de Licenciamento Ambiental, orientando para os procedimentos de Compensação Ambiental no Estado de São Paulo.
Ela dispõe sobre os critérios e parâmetros adequados da Compensação Ambiental em áreas objeto de pedido de autorização para retirada de vegetação nativa, assim como corte de árvores isoladas e para ações de intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP), visando diminuir o impacto do desmatamento e incentivando a proteção dos mananciais.
A SMA 07/2017 é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou a Instrução Normativa ICMBio nº 10, de 17 de agosto de 2020, a cerca dos procedimentos de licenciamento ambiental em substituição a IN 07/2014.
O intuito da nova normativa é facilitar o diálogo entre o órgão licenciador e as unidades de conservação que serão afetadas por empreendimentos sujeitos à emissão de Autorização para o Licenciamento Ambiental (ALA), entre outras manifestações necessárias para o licenciamento.
Entre as principais mudanças vale destacar os fluxos internos mais definidos e a automatização relacionada ao Protocolo de Avaliação de Impactos Ambientais, que será realizada pelo Sistema para Obtenção de Autorização de Licenciamento Ambiental, que está na fase final de implantação. Espera-se que com as atualizações todo o processo se torne mais eficaz e padronizado.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/11308-icmbio-publica-nova-normativa-para-licenciamento-ambiental
Hoje o dia é para celebrar uma das maiores reservas naturais do planeta, a Amazônia!
Ela está distribuída em nove países da América do Sul, e sua maior parte encontra-se no nosso país. Tudo que envolve a Amazônia é grandioso, maior floresta tropical do mundo, maior bioma do Brasil, lar de uma variedade quase incalculável de seres vivos e infelizmente sua destruição também é grande. O desmatamento intenso, além de prejudicar a biodiversidade local, afeta o equilíbrio climático do mundo.
Que o dia de hoje ajude sirva para reforçar a importância de preservá-la e que ela se mantenha grandiosa, saudável e linda por muito tempo!
Hoje, dia 03 de setembro é comemorado o dia do Biólogo!
Essa linda e importante profissão que estuda o meio ambiente, a biodiversidade, organismos, microrganismos e sua evolução, entre outras áreas que vão muito além de trabalhar apenas com animais e plantas, é o estudo da vida em suas variadas formas.
Podem atuar em Laboratórios, Áreas de preservação, Unidades de Conservação, salas de aula, zoológicos, e em empresas de consultoria ambiental 😁
Ser biólogo não é ter uma profissão, é escolher uma paixão!
Parabéns a todos os os profissionais dessa área, em especial as duas biólogas de nossa equipe: Tatiana e Letícia!
O levantamento de uma área é essencial para conservar e monitorar a situação de uma floresta, por exemplo para saber sobre possíveis crimes ambientais, desmatamentos e queimadas!
E fazê-lo pessoalmente pode muitas vezes ser uma tarefa difícil, quando não é impossível pelas matas fechadas, dificuldade de acesso, pelo relevo, animais entres outras adversidades.
Pensando nessas dificuldades um grupo de pesquisadores brasileiros e norte-americanos desenvolveram um sistema que controla um drone de forma autônoma.
O drone é capaz de “voar” pelo interior da floresta desviando de árvores enquanto mapeia o território!
Segundo pesquisa publicada no IEEE Robotics and Automation Letters, o drone poderia mapear uma floresta de 400 mil m² em apenas 30 minutos! Utilizando um sensor a laser que dispara milhares de feixes de luz por segundo, o drone e o sistema são capazes de calcular as distâncias, alterando o caminho e desviando de algum obstáculo, ao mesmo tempo que gera um mapa em 3D da floresta, contabilizando o numero de árvores, o o volume de madeira, entre outros dados!
A SMA 72 entrou em vigor em 2017, sendo responsável por dispor sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para fins de parcelamento do solo, criação de condomínios ou qualquer edificação que ocorra em área urbana, bem como a área permeável exigida.
É portanto, uma importante resolução válida para o Estado de São Paulo que orienta para o licenciamento ambiental de parcelamentos de solo, considerando as disposições da legislação de cada bioma, como o Cerrado e a Mata Atlântica, assim como orienta para a averbação de área verde e especifica os casos para autorização de supressão da vegetação nativa.
A SMA 72/2017 é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
Hoje, 28 de agosto é comemorado o aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade!
O ICMBio é uma autarquia em regime especial, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente!
O Instituto tem grande importância por ser responsável por supervisionar, proteger, fiscalizar e monitorar as Unidades de Conservação que são instituídas pela União, além de incentivar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade!
Para saber mais sobre esse relevante Instituto acesse:
O Auto de Infração Ambiental (AIA) é um instrumento legal para registrar irregularidades ambientais, como corte de vegetação sem autorização, tráfico de animais silvestres, posse/transporte de madeira ilegal, entre outros!
No documento consta a descrição da infração cometida, as dimensões da área do dano, identificação dos proprietários e do imóvel, assim como os relatos de apreensões da infração, caso houver.
As punições administrativas do AIA dependem da gravidade dos fatos, do histórico do infrator e de sua situação econômica. As penas podem ocorrer por advertência, multa simples, multa diária, apreensão da flora e da fauna, suspensão de venda, embargo da obra, suspensão parcial ou total das atividades e em alguns casos até demolição da obra.
Recebeu um AIA e precisa de ajuda com o procedimento de regularização? A Florestec pode te ajudar, disponibilizamos apoio técnico e jurídico!
Entre em contato conosco!
A Resolução SMA 64 foi criada em 2009, atuando como uma importante legislação ambiental válida para o Estado de São Paulo, sendo responsável por dispor sobre a fisionomia da vegetação de Cerrado e dos seus estágios de regeneração, assim como suas providências correlatas.
Segundo a SIMA, a área com ocorrência de domínio vegetativo de Cerrado corresponde a aproximadamente 0,9% do território estadual de São Paulo, tendo passado por intensas atividades de desmatamento nas últimas décadas.
A partir da necessidade de conhecer melhor as características do bioma e de conservar sua vegetação, surgiu a SMA 64/2009, trazendo reconhecimento das fitofisionomias do Cerrado e do seu processo de integridade, medidas que são fundamentais para a tomada de decisões em processos de fiscalização e de licenciamento ambiental, como os que a Florestec realiza!
A SMA 64/2009 é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
Os atendimentos da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), depois de um período suspensos devido a pandemia, voltaram a acontecer, porém de forma virtual. Seguindo as diretrizes do Comitê de Crise da Covid-19, as audiências online irão acelerar os processos administrativos, sem colocar em risco a população.
A data para o atendimento é agendada no momento da autuação pela polícia. O autuado deverá acessar a plataforma com o link enviado ao seu e-mail e caso não tenha como realizar o atendimento virtual ele pode optar pelo atendimento semipresencial.
A audiência online mantem as mesmas propostas da audiência presencial, com a presença de um técnico da CFB e de um policial ambiental.
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/08/estado-retoma-atendimento-ambiental/
Laudo de Caracterização Ambiental é o documento que descreve as condições ambientais do imóvel, com análises feitas a partir do conhecimento nas legislações exigidas.
O documento reúne informações relevantes e detalhadas sobre Vegetação, Espécies de Animais, Hidrografia, Clima, proximidade com Unidades de Conservação/Áreas Protegidas, assim como ocorrência de APP, Reserva Legal ou Área Verde Urbana. Pode ser elaborado para clientes que estão realizando o Licenciamento Ambiental do imóvel, ou clientes interessados no diagnóstico ambiental da sua área, potencializando os projetos desejados de forma segura respeitando as características da propriedade.
Quer saber mais sobre as características Ambientais do seu imóvel? Precisa de ajuda com o Laudo do Licenciamento Ambiental? Podemos te ajudar!
Entre em contato conosco, realizaremos um orçamento completo e sem custo!
As mais antigas e maiores árvores das florestas estão morrendo mais rapidamente. Segundo um artigo publicado pela revista Science, com o aumento da taxa de mortalidade das espécies mais velhas, as florestas estão se tornando mais jovens. Esse fenômeno está sendo observados em quase todos os lugares analisados pelos cientistas responsáveis pelo estudo, que mostra que de 1900 a 2015 o mundo perdeu mais de um terço de suas florestas “mais velhas”.
A causa desse aumento de mortalidade das grandes árvores não se resume a apenas uma coisa, e sim a diversos fatores, como: extração excessiva de madeira, desmatamento, altas temperaturas, aumento de dióxido de carbono na atmosfera, queimadas, clima seco, entre outros.
Essa realidade pode gerar impactos significativos, ameaça a biodiversidade, pode eliminar diversos habitats de espécies, e diminuir a capacidade das florestas armazenarem dióxido de carbono.
A Lei Federal Nº 11.428 foi instituída em 2006, dispondo e dando providências sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, sendo uma medida muito necessária, uma vez que este domínio vegetal está presente em 17 estados brasileiros e é formado por fitofisionomias diversas.
Esta Legislação define as formações florestais do Bioma, os ecossistemas associados, estágios sucessionais, assim como as medidas para a proteção e utilização da Mata Atlântica, que abordam as condições para corte, supressão, manejo e exploração (como coletas, extração e mineração), tanto para ambientes rurais quanto urbanos.
A Lei da Mata Atlântica é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
O Pantanal está em chamas há quase um mês! Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em menos de 15 dias, houve mais focos de queimadas no Pantanal em 2020 do que no mês de agosto de 2019, um aumento absoluto de 53%.
O incêndio queimou mais de 200 mil hectares, atingiu 3 reservas indígenas, foram encontradas vacas, cavalos, macacos, jacarés, tartarugas e veados mortos, e um dos principais refúgios de araras-azuis foi atingido, perdendo cerca de 70% de sua área.
Há mais de 80 dias não chove na região e a seca contribui para que o incêndio se espalhe pela vegetação.
Diversos brigadistas e bombeiros tentam controlar o fogo, isolar áreas e salvar ninhos que encontram no caminho, mas o trabalho parece não ter fim. Torcemos para que a chuva apareça e ajude a amenizar essa triste ocorrência, e que o Pantanal consiga resistir!
Hoje, dia 14 de agosto, é comemorado o Dia de Combate à Poluição!Uma Importante data para nos conscientizarmos sobre as nossas ações como sociedade, e também, um convite para procurarmos soluções que amenizem este grave problema que prejudica a natureza, compromete a saúde, segurança e o bem estar da população.É necessário repensarmos sobre as nossas atitudes, sobre nosso modelo de consumo excessivo, sobre o descarte inadequado dos lixos e óleo, sobre o uso excedente de plástico e demais embalagens, sobre falta de tratamento dos efluentes industriais e domésticos, entre outras ações.Cada atitude feita por nós deixa um impacto no Planeta Terra! Que tal mudarmos essa trajetória para que o nosso impacto deixe de ser destrutivo e passe a ser positivo para a Natureza?
A Lei Nº 9.605, criada em 1998, determina medidas punitivas para as condutas e atividades que lesionam o Meio Ambiente, sendo chamada popularmente de Lei de Crimes Ambientais.
Antes da sua existência, era difícil definir a proteção à natureza, pois as leis eram complicadas de serem aplicadas e se contradiziam. O surgimento desta legislação fez com que a proteção ao meio ambiente ficasse mais uniformizada, com infrações claramente estabelecidas, tanto para civis quanto para empresas, obrigadas legalmente a responderem pelos danos que causam ao Meio Ambiente.
As penas previstas pela Lei 9.605/98 são aplicadas conforme a gravidade da infração, podendo ocorrer em formato de regime penitenciário, prestação de serviços a comunidade, suspensão de atividades, recolhimento domiciliar, multa, entre outras.
A Lei de Crimes Ambientais é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos.
O descarte inadequado de equipamentos de proteção individual sempre foi um grande problema para o meio ambiente, e com a pandemia do Covid-19 a utilização de EPI aumentou muito!
Uma pesquisa feita por cientistas da Índia e publicada pela Biofuels sugere uma solução para diminuir o impacto ambiental desses objetos: transformá-los em biocombustível!
Através de uma alta temperatura, o plástico é quebrado, convertendo o polipropileno em combustível líquido, uma fonte de energia que possui propriedades semelhantes às dos combustíveis fósseis.
É importante lembrar que a transformação de qualquer “lixo” em biocombustível implica na queima e durante o processo são liberadas substâncias que podem contaminar e poluir a atmosfera.
É uma solução melhor do que o descarte irregular em vias, rios, mares e aterros, ainda mais considerando o fato de ser um lixo contaminado, mas o impacto no meio ambiente continua existindo!
Qual a sua opinião sobre o assunto? A queima dos EPI para geração elétrica é uma boa solução para a gestão desse resíduo?
Desde 2006 a Florestec realiza diversos serviços ambientais, sempre entendendo a realidade de cada cliente e executando todos os processos com base nas Leis Ambientais, que muitas vezes definem condições diferentes para os serviços realizados no perímetro urbano e no perímetro rural.
Licenciamento Ambiental de indústrias, supressão e poda de vegetação, definição de Área de Preservação Permanente (APP) são alguns exemplos de serviços realizados tanto para áreas rurais quanto urbanas, mas existem alguns que são próprios para cada zona. A criação de Área Verde, por exemplo, só ocorre em ambientes urbanos, enquanto que a Reserva Legal declarada no CAR é obrigatória para áreas rurais.
Possui algum caso desses ocorrendo em ambiente Urbano ou Rural? A Florestec pode te ajudar em ambos!
Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
O Mico-Leão-Dourado é uma espécie ameaçada de extinção, mas um novo reforço para aumentar a chance de sua sobrevivência acabou de ser construído!
Um viaduto vegetado, conectando fragmentos da Mata Atlântica, foi construído no interior do Rio de Janeiro. O objetivo é unir as populações isoladas, contribuindo para o intercâmbio genético da espécie e assim diminuir a chance de um cruzamento entre parentes, que pode ocasionar problemas de consanguinidade!
No viaduto foram plantadas mudas nativas da Mata Atlântica, e com o crescimento da vegetação os animais terão uma travessia mais segura!
Essa iniciativa é uma grande contribuição para o futuro da espécie, e para a conservação da biodiversidade no Brasil!
📷 Reprodução ICMBio e Divulgação Arteris Fluminense
As baleias Jubartes foram caçadas por séculos e apenas em 1987 sua caça foi completamente proibida no Brasil.
E nesse ano, o número de aparições das baleias dessa espécie no sudeste do país aumentou! Desde o primeiro avistamento em 2020, no litoral de São Paulo, já foram registradas mais de 400 aparições, apenas na contagem de um grupo de voluntários!
Além da quantidade, outro fato interessante, é a mudança na rota, elas estão muito mais próximas da costa do que nos anos anteriores. Essas mudanças de comportamento estão sendo observadas, e estudadas, ainda é cedo para determinar a causa, mas o aumento populacional, e as condições climáticas favoráveis podem ser algumas das razões.
O aumento das aparições em Ilha Bela é tão grande que a Prefeitura da cidade está criando um cadastro para certificar barcos para observação das baleias, atraindo turistas mas sem atrapalhar a vida das Jubartes!
A Lei 12.651/2012, mais conhecida como Código Florestal Brasileiro (CFB), tem como uma das principais funções dar amparo e direcionamento legal sobre a forma e o uso de vegetação nativa presente no território brasileiro, mostrando o que é permissivo de ser explorado, o que obrigatoriamente precisa ser preservado e como essas ações devem ser feitas.
A primeira versão do Código Florestal data de 1934 e desde então sofre importantes alterações, como as ocorridas em 1965 e a última, ocorrida em 2012, que originou a versão que usamos atualmente.
Esta Lei é de extrema importância para a Área Ambiental em todo o território federal e apresenta importantes diretrizes, como a definição, exploração e uso das Áreas de Proteção Permanente (APP), criação e uso de Reserva Legal, criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outras.
O CFB é um documento oficial e disponível para acesso público, sendo a consulta um direito de todos os cidadãos. E vocês, já deram uma explorada no Código Florestal?
Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, ser “funcionalmente extinta” significa que determinada espécie não possui mais significância no ecossistema, ou quando a população reprodutora não é mais suficiente para se sustentar.
E infelizmente é isso que está acontecendo com os tubarões que em muitos países já estão ausentes nos recifes, principalmente devido as técnicas de pesca destrutivas e não sustentáveis.
Em 34, dos 58 países estudados, o número de tubarões correspondia à metade do que era esperado. Essa descoberta foi feita com uma rede de câmeras subaquáticas, e os recifes mais afetados são os que se encontram próximos das populações humanas, e em países com pouca atuação do Governo em práticas sustentáveis e de proteção à biodiversidade marítima.
Você sabia que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA), da Prefeitura de Sorocaba, realiza o Licenciamento Ambiental de diversas atividades que ocorrem no território municipal? Esta ação serve para descentralizar os procedimentos de autorização e regularização ambiental, possibilitando mais agilidade nos processos.
Algumas das atividades que a SEMA licencia são:
-Corte ou Poda de árvores em calçada ou dentro do imóvel.
-Supressão de vegetação em imóvel ou empreendimento.
-Intervenção em Área de Proteção Permanente (APP).
-Atividades industriais que gerem transformação.
Possui algum caso que se encaixa em algumas dessas atividades? Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Ambos são processos responsáveis pela reprodução das espécies vegetais, sendo de extrema importância para a garantia da biodiversidade.
Na POLINIZAÇÃO os grãos de pólen são levados de uma planta a outra, com o objetivo de realizar a fecundação, garantindo dessa forma a variabilidade das espécies. Já a DISPERSÃO consiste no processo de espalhamento das sementes no ambiente, com o objetivo de semeadura e origem de um novo indivíduo, esse processo pode ocorrer em áreas próximas ou mais distantes geograficamente.
Preparamos uma série no nosso Stories mostrando os principais tipos de polinização e dispersão. Corre lá pra conferir!
A revista “Science” publicou um estudo que demonstra que a redução do tráfico de animais e do desmatamento podem proteger o planeta contra futuros surtos virais.
Os últimos vírus que atingiram os seres humanos tiveram uma relação próxima com animais silvestres, e existe maior chance de ocorrer esse contato quando mais de 25% da vegetação original foi desmatada, determinando o maior risco de transmissões de doenças.
Além disso, o investimento financeiro para adotar tais medidas seria menor do que o que está sendo necessário atualmente para combater a pandemia do Covid-19.
Os benefícios de investimentos na preservação do meio ambiente vão muito além do que estamos habituados a pensar!
Artigo: https://science.sciencemag.org/content/sci/369/6502/379.full.pdf
O manguezal é a área de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. É responsável por ser berçário de inúmeras espécies de peixes e crustáceos, e por proteger a integridade ambiental da faixa costeira!
No Brasil encontra-se a segunda maior área de mangue do mundo e a ação humana é uma ameaça constante!
E hoje, 26 de julho é comemorado o dia Mundial de Proteção aos Manguezais, o intuito dessa data é chamar atenção para esse delicado ecossistema que possui uma enorme variedade biológica!
Criado em 1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um órgão Federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável por diversas funções como a Fiscalização e Proteção Ambiental, Ações para a Biodiversidade e Licenciamento Ambiental.
Nas atividades de Licenciamento Ambiental, o IBAMA assume a competência de licenciar empreendimentos que realizam intervenções ambientais em limites estaduais diferentes, como por exemplo a construção de Rodovias, linhas de transmissão, Hidrelétricas, extração de minério e entre outras.
Possui projetos para alguma dessas atividades descritas e precisa de ajuda com o Licenciamento Ambiental? Entre em contato conosco para realizarmos um orçamento sem custo!
Quando pilhas e baterias são descartadas indevidamente geram perigo para a natureza, uma vez que possuem elementos tóxicos como Cádmio, Chumbo e Mercúrio, que são responsáveis pela poluição dos corpos hídricos, contaminação de animais e seres humanos e ainda acarretam na infertilidade do solo
Para realizar a separação adequada recomendamos os seguintes passos:
1-Envolva as pilhas e baterias em plástico bolha ou outro material resistente que evite a umidade e o contato com outros materiais.
2-Procure um ponto de descarte mais próximo da sua residência, caso não encontre você pode entrar em contato com a empresa fabricante e verificar o procedimento para descarte. Essa atitude é importante para garantir o cumprimento das leis de Logística Reversa, que responsabiliza todos os fabricantes pelos resíduos gerados de seus produtos.
3-É preciso lembrar que pilhas e baterias não podem ser descartadas junto com o lixo comum em hipótese alguma!
Somos responsáveis pelo descarte correto, vamos juntos contribuir para um mundo menos poluído.
O distanciamento social pode ser novidade nas nossas vidas, mas para algumas árvores isso é comum!
Em florestas do mundo todo é possível encontrar alguns espaços vazios entre as copas das árvores, essa característica, chamada de “timidez entre árvores”, funciona muitas vezes como uma forma de algumas espécies compartilharem recursos, permanecendo saudáveis. Os espaços entre as copas das árvores podem dificultar a propagação de pragas e aumentar o acesso a recursos, como a luz do Sol.
Segundo a bióloga Meg Lowman, em alguns casos, quando o contato entre as plantas é limitado, a produtividade das mesmas aumenta.
Vale lembrar que isso não é uma regra para todas as árvores, muitas gostam e precisam estar próximas, e com a mata bem fechada para se desenvolverem. O equilíbrio é sempre essencial!
17 de Julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas do Brasil.
A data foi escolhida por ser o dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro que protege a mata contra invasores! Mas trazendo a lenda para a realidade, essa comemoração existe para conscientizar as pessoas sobre a preservação das florestas, que é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, o que afeta diretamente a qualidade de vida da humanidade!
Que as florestas brasileiras tenham o ano todo o destaque que merecem!
A Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) é o órgão responsável por ampliar a rede de saneamento, segurança energética, abastecimento de água, pesquisas, recuperação e preservação dos rios e matas de todo o território do Estado de São Paulo.
O funcionamento se dá pela ação de diversas Companhias Estaduais, Coordenadorias e Programas, sendo a organização dividida em duas Subsecretarias, de Infraestrutura e de Meio Ambiente.
Dentro da subsecretaria de Meio Ambiente existe a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), responsável pelos procedimentos relacionados à restauração ecológica, manejo de espécies nativas, serviços ecossistêmicos e autos de infração ambiental. Todos estes procedimentos requerem diversos documentos e estudos que a Florestec pode elaborar de maneira eficiente e completa!
Você também descobriu o amor pelas plantas nessa quarentena?
Ter plantas em casa, além de toda a beleza que traz, é uma ótima maneira de afastar o tédio!
Existem plantas de todas as formas, as que demandam pouco cuidado, muito cuidado, Sol, sombra e etc...mas todas trazem vida para a casa, acalmam e dão um toque especial!
Em nossos destaques do Stories temos algumas sugestões de plantas que são ótimas para ter dentro de casa e que são fáceis de cuidar!
Criada a partir da Lei 10.100 de 1998, a Área de Proteção Ambiental de Itupararanga é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que protege a bacia hidrográfica de Itupararanga, assim como seus recursos hídricos, fragmentos florestais, espécies vegetais e animais.
Estudos revelam a existência de mais de 200 espécies de Fauna, divididas entre mamíferos, aves, répteis e invertebrados. A Vegetação é marcada pela transição entre Mata Atlântica e Cerrado, apresentando mais de 400 espécies de flora, inclusive espécies que estão ameaçadas de extinção como a Araucária, Samambaia-açu e a Palmeira Juçara.
A delimitação da UC abrange 8 municípios: Ibiúna, Piedade, Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista e Caucaia do Alto. A Lei da APA de Itupararanga e seu Plano de Manejo são essenciais para ajudar essas cidades se desenvolverem sem afetar os recursos naturais, garantindo a conservação dessa importante área protegida.
Hoje é comemorado o dia do(a) Engenheiro(a) Florestal!
Profissional responsável por desenvolver estratégias e projetos que assegurem o manejo adequado dos recursos florestais, promovendo a conservação dos ecossistemas florestais.
Parabéns para esses profissionais tão importante para a nosso meio ambiente!!
Em 1968, chamava-se “Centro Tecnológico de Saneamento Básico” e era responsável por atender apenas alguns municípios do estado, mas em 2009 houve um grande avanço e o órgão tornou-se centralizado e unificado, surgindo oficialmente a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
A CETESB tem preocupação fundamental em preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar, solo e da vegetação, atuando por meio de controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento das atividades que possam destruir ou prejudicar o meio ambiente.
Desde 2006 a Florestec realiza serviços que contam com a aprovação da CETESB. Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Cada pessoa produz aproximadamente 1kg de lixo por dia, e desse total 30% são referentes à materiais recicláveis como papel, plástico, metal, vidro e papelão. Porém, apenas 3% desses materiais são reciclados no Brasil atualmente.
Quando não realizamos o descarte correto desses resíduos passamos a contribuir para o acúmulo de lixo em aterros sanitários ou locais inapropriados, resultando em contaminação do solo, da água e do ar.
Em contrapartida, colaborando com a prática de reciclagem, a retirada excessiva de recursos naturais do meio ambiente diminui, a poluição na natureza é reduzida, são gerados empregos e movimentação da economia.
Fonte: https://portal.fmu.br/reciclagem-no-brasil-panorama-atual-e-desafios-para-o-futuro/
Segundo um estudo encomendado pelo Google, e realizado em junho, 54% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas com foco no meio ambiente.
A pesquisa ainda mostrou que essa mudança de comportamento, que ocorreu durante a pandemia, deve se manter, mesmo com a reabertura do comércio.
Fonte:https://istoe.com.br/54-compram-de-quem-ajuda-o-meio-ambiente/
As atividades mais procuradas para Licenciamento Ambiental envolvem:
-Indústrias: -Indústrias: Diversas atividades industriais estão sujeitas a exigência de Licenciamento Ambiental, e apenas com as devidas Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação é que o funcionamento da indústria será legalmente autorizado.
-Imóveis: Autoriza e regulariza supressão de vegetação no imóvel, assim como retirada, cortes ou podas de árvores isoladas. Sem o Licenciamento Ambiental a área do imóvel pode ser embargada e o proprietário pode ser autuado.
-Loteamentos e Empreendimentos: Conforme a legislação do município e do órgão ambiental regulador, as atividades de parcelamento de solo necessitam do Licenciamento Ambiental para que as obram sejam aprovadas, realizadas e finalizadas.
Possui algum caso que se encaixa em algumas dessas atividades? Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Você sabe quais foram os biomas mais devastados no ano de 2019?
Segundo pesquisa feita pelo MapBiomas, cerca de 97% da área desmatada no Brasil no ano passado são de apenas dois Biomas do país: a Amazônia (63%), e o Cerrado (33,5%), sendo que a soma dos biomas restantes chegam em torno de 400km².
Segundo a pesquisa, o Brasil é o país que mais desmata no mundo, seguido da Indonésia, que desmata uma área menor que a metade da área de vegetação retirada no Brasil.
Em termos gerais, tanto a recuperação quanto a restauração sugerem a recomposição de um ambiente degradado, as diferenças estão no objetivo do projeto.
No processo de restauração, o trabalho é voltado ao restabelecimento dos processos naturais que possibilitarão que a vegetação retorne ao mais próximo possível da sua condição original (antes de ter sofrido qualquer interferência humana) ou a um estado intermediário estável e neste caso, a recomposição se opera de forma natural (resiliência), uma vez eliminados os fatores de degradação.
Já no processo de recuperação busca-se recuperar a função da vegetação naquele ambiente, como por exemplo, evitar a erosão do solo, regular processos biogeoquímicos (ciclo da água, carbono, nitrogênio), sem necessariamente levar em consideração a composição florística, ou seja, as espécies que irão compor o ambiente.
A Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro aprovou o programa “Florestas do Amanhã”, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
A iniciativa vai reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica em 20 Unidades de Conservação e em outras áreas prioritárias espalhadas por todo o estado.
Além das 2,5 milhões de árvores plantadas utilizando recursos depositados no Fundo da Mata Atlântica, haverá geração de emprego e renda para a população local das áreas que receberão as árvores. A estimativa é que sejam criados até 5 mil empregos na primeira etapa.
Fonte: http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=6483
A Reserva Legal é uma área localizada no interior de uma propriedade rural e tem como função auxiliar a conservação e a reabilitação de processos ecológicos, promover a conservação da biodiversidade e garantir abrigo e a proteção para a fauna silvestre e flora nativa!
Sua dimensão mínima depende do tipo de bioma onde está inserida a propriedade. E sua vegetação não pode ser removida, podendo apenas ser utilizada através de manejo sustentável, devendo ainda ser solicitada autorização no órgão competente.
A Reserva Legal deve ser declarada no CAR, que é obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem dúvidas sobre como a legislação de reserva legal se aplica em seu imóvel e como isso influencia na regularização? Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Região ártica da Sibéria, na Rússia, registrou temperaturas na casa dos 38ºC no último fim de semana, apontando a maior onde de calor já vista no histórico da região.
Meteorologistas afirmam que esta temperatura era esperada para ser atingida em 2100, daqui 80 anos. O calor recorde levanta ainda mais preocupações com o aquecimento global, principalmente por se tratar de uma região conhecida por exibir temperaturas abaixo de zero.
Este está sendo um ano atípico na Rússia. Foi a primeira vez que Moscou, por exemplo, registrou 5,6 graus Celsius no dia 18 de dezembro de 2019. É a temperatura mais alta já registrada em dezembro desde 1886.
Fonte: https://exame.com/ciencia/antes-fria-cidade-da-siberia-teve-calor-de-38-graus-no-fim-de-semana/
Em operação realizada no litoral da França, uma organização francesa denunciou o descarte irregular de EPIs (equipamento de proteção individual) como máscaras faciais e luvas de látex no mar.
Embora o material represente menos de 1% das três toneladas de lixo coletadas debaixo d'água pelo grupo desde 2019, existe o temor de que isso possa aumentar. Pensando nisso, o Ministério do Meio Ambiente da França aumentou, em maio, as multas para esse tipo de situação. A punição, que antes era de 68 euros, agora passou a ser de 135 euros, indo a 750 euros dependendo da gravidade.
Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/11/grupo-frances-encontra-grande-quantidade-de-mascaras-faciais-no-mar-novo-tipo-de-poluicao.ghtml
📷Reprodução Instagram Operation Mer Propre
Vocês sabem a diferença entre Conservação e Preservação? Muitas vezes essas palavras são usadas para expressar o mesmo significado, mas apresentam conceitos diferentes.
A Conservação busca utilizar os recursos naturais por meio de uso sustentável e de manejos adequados, acreditando que o desenvolvimento humano e econômico precisam caminhar juntamente com o respeito à natureza.
Já a Preservação busca unicamente a proteção e cuidado integral do meio ambiente, não sendo permitido o uso dos recursos naturais mesmo que de forma planejada ou sustentável, acreditando que a natureza se desenvolve melhor quando está longe de interferências humanas.
Em processos de licenciamento de atividades situadas em perímetro urbano, pode ser exigida a Área Verde do imóvel, que é um percentual de área do imóvel que deverá ser mantido com vegetação, destinados à atividade de lazer entre outros. Essa área deverá ser delimitada e registrada na matrícula do imóvel, de forma a garantir sua preservação.
Para isso é necessário apresentar documentos como plantas, laudos e memorais assinados por responsável técnico, para obtenção da aprovação pelo órgão ambiental.
Quer saber mais como a lei se aplica ao seu imóvel ou empreendimento? Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Na cidade de Presidente Epitáfio, interior de São Paulo, a derrubada de mais de 100 árvores nativas em uma propriedade rural resultou na multa de R$30,6 mil. O infrator não havia autorização para realizar o corte de vegetação e foi surpreendido pela patrulha da Polícia Ambiental Rural, que além de autuar o proprietário aprendeu quatro metros cúbico da madeira nativa que estava no local.
Tem interesse em cortar vegetação da maneira correta ou deseja regularizar algum corte de vegetação já ocorrido? Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
📷 Polícia Militar Ambiental
Hoje, 17 de Junho, é dia do(a) Gestor(a) Ambiental. Uma data para parabenizar aos companheiros da área que realizam funções importantes como tomada de decisões referentes ao uso dos recursos naturais e na redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas, sempre com responsabilidade e respeito à natureza.
Viva!!
O Pampa é um Bioma que está presente no Brasil, Argentina e Uruguai. No território nacional ocupa uma área de 2% e se encontra apenas no Rio Grande do Sul. É caracterizado pela presença de Serras, Afloramentos Rochosos, Morros Rupestres e Planícies, com predominância de campos nativos e abundância de gramíneas. Tem grande importância por ser um patrimônio natural, cultural e genético associado a biodiversidade, uma vez que a Fauna e a Flora formam um ecossistema muito antigo e que ainda não teve todas as suas espécies catalogadas pela ciência, mostrando a riqueza de diversidade.
Atualmente apresenta apenas 36% de vegetação natural e mostra uma grande preocupação sobre os níveis de desmatamento e a falta de projetos para a Conservação e Restauração, uma vez que é o Bioma que tem menos território em áreas protegidas.
Viva o Pampa!
O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é a primeira etapa para a compreensão dos impactos ambientais que envolvem a implantação de um empreendimento, além de ser vantajoso por prever e identificar restrições legais.
Nesse estudo são abordadas questões relevantes como caracterização da área, da atividade a ser desenvolvida e os aspectos legais ligados ao empreendimento, considerando os meios físico, biótico e antrópico. Tem como objetivo principal analisar e definir as melhores opções para o projeto, permitindo ao empreendedor selecionar aquela que melhor atende às suas expectativas econômicas e legais e que proporcione a melhor preservação do meio ambiente.
Nosso EVA oferece ótimas oportunidades em conformidade à legislação. Realizamos um orçamento completo e sem custo!
O INPE divulgou a taxa de desmatamento ocorrida entre agosto de 2018 e julho de 2019 nos 9 estados da Amazônia Legal.
O mapeamento, que utiliza imagens de satélite, estimou uma área total de 10.129 km² de corte raso, um aumento de 34% em relação ao ano de 2018. Os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia correspondem a 84,56% de todo desmatamento observado.
Dados mais atuais da Imazon mostram, em março de 2020, 254 Km² de desmatamento na Amazônia Legal,
um aumento de 279% em relação a março de 2019, quando o desmatamento somou 67 Km².
Fontes: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5465 https://imazon.org.br/publicacoes/boletim-do-desmatamento-da-amazonia-legal-marco-2020-sad/
Dados da Agência FAPESP mostram que a cobertura florestal apresentou indícios de crescimento nas últimas décadas, conforme indica o monitoramento de regeneração feito por sistemas de Inteligência Artificial.
Para esta pesquisa foram usadas duas espécies arbóreas pioneiras, o Manacá da Serra (Tibouchina pulchra) que cresce após degradação ocasionadas por pastagens e a Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca), que se desenvolve após degradação por derrubada de mata nativa.
Com o uso de recursos tecnológicos avançados foi possível realizar o levantamento dessas duas espécies ao longo da área de vegetação e computar o crescimento da cobertura florestal. O estudo será ampliado para os 17 estados que apresentam o Bioma, para levantar dados sobre o crescimento de vegetação de toda a Mata Atlântica brasileira.
Fonte: http://agencia.fapesp.br/inteligencia-artificial-ajuda-a-monitorar-regeneracao-da-mata-atlantica/33271
A Caatinga é um importante Bioma que ocupa uma área correspondente a 11% de todo o território nacional. É presente em abundância na região nordeste do país, onde cerca de 27 milhões de pessoas vivem na zona do bioma e utilizam seus recursos para sobreviver, com atividades econômicas e de subsistência.
Apesar de muito importante, ele tem sido desmatado de forma acelerada por conta do alto consumo de lenha nativa e da retirada da vegetação natural para práticas agropecuárias de grandes latifundiários, o que levou a Caatinga a perder 46% da sua área, conforme mostram dados do Ministério do Meio Ambiente.
Instituições ambientais estudam a região para levantar mais Unidades de Conservação, assim como pesquisar a biodiversidade local e promover manejos de uso sustentável para sua biodiversidade, visando um maior conhecimento e cuidado com esse precioso bioma que é 100% Brasileiro.
Hoje é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, essa imensidão de água salgada que é responsável por nos alimentar, sustentar parte da economia do mundo, por emitir uma parcela do ar que respiramos e por auxiliar na regulação do clima.
Mas nele é despejado esgoto não tratado, elementos tóxicos e plástico, ocorrem pescas predatórias, prejudicando as zonas de mangue e colocando em risco os corais.
Para alterar essa realidade é necessário criar uma onda de apoio entre o governo, instituições de pesquisa, populações tradicionais da região costeira e a sociedade, criando assim uma rede de suporte a favor de um ambiente marinho mais saudável.
Que o dia de hoje possa ser útil não apenas para celebrarmos os oceanos, mas para pensarmos na urgência de mudarmos nossos atos.
A data foi instituída em 1972 durante a abertura da Conferência de Estocolmo, onde a ONU criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou princípios que visam a melhoria da preservação do meio ambiente.
Atualmente, dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento crescente, uso de combustíveis fósseis e poluição dos nossos rios.
Neste dia, devemos repensar nosso estilo de vida e cobrar de nossos líderes medidas mais eficazes de preservação e leis que garantam o desenvolvimento sustentável, visando maior respeito à natureza e seus recursos.
Se durante uma fiscalização realizada pelo órgão ambiental for constatada alguma irregularidade em uma propriedade ou atividade, o responsável será notificado e receberá um AIA (Auto de Infração Ambiental). Esse documento traz informações importantes como qual foi a violação de lei, valor da multa, se a atividade ou empreendimento é passível de embargo e também o prazo para defesa, onde documentos podem ser apresentados ao órgão ambiental para anulação da multa ou redução do valor.
Se você foi autuado e não sabe como recorrer ou tem dúvidas sobre como funciona a legislação, nós podemos te auxiliar. Fazemos todo acompanhamento no atendimento ambiental e elaboração dos documentos para a regularização.
Entre em contato conosco e realizamos um orçamento completo e sem custo!
Considerada uma das maiores extensões úmidas do mundo, o Pantanal é um importante Bioma que sofre influência de três vegetações ao seu entorno: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
É o Bioma que apresenta a menor extensão territorial do país, com apenas 1,76% de área total, porém apresenta a interessante característica de conservar espécies que estão em extinção nos outros biomas, como o caso da ave Tuiuiú (Jabiru mycteri).
Além de possuir 83,07% da sua cobertura natural intacta, a região conta com a presença de comunidades tradicionais como Indígenas, Quilombolas e Coletores de Isca da Bacia do Alto Paraguai que ajudam a firmar a característica socioambiental dessa linda região.
Odisha, cidade do leste da Índia, registrou um aumento no número de tartaruguinhas que atravessaram a
areia da praia até a água em relação ao mesmo período dos anos anteriores.
Uma das razões pode ser a
quarentena imposta no país, pois as praias estão mais tranquilas e a poluição diminuiu.
Para essas tartarugas, o confinamento acabou.
Fonte: BBC News
Segundo dados da SOS Mata Atlântica, nos anos de 2018 e 2019 o Bioma Mata Atlântica teve crescimento no desmatamento em 27%. Dentre os 17 estados brasileiros que apresentam esta vegetação, Minas Gerais, Bahia e Paraná estão entre os que mais devastaram, enquanto Alagoas e Rio Grande do Norte conseguiram parar totalmente com a prática.
Profissionais da área ambiental alertam que se as atividades permanecerem nesse ritmo, haverá consequências como falta de água nas cidades, diminuição da qualidade do ar, extinção irreversíveis de espécies e assoreamento de rios.
Fonte: https://www.sosma.org.br/noticias/desmatamento-na-mata-atlantica-cresce-quase-30/
Para que um empreendimento classificado como “potencialmente causador de significativa degradação ao meio ambiente” seja licenciado pelo órgão ambiental, é necessário o levantamento de um documento que avalie todos os possíveis Impactos Ambientais que serão causados, surgindo assim o EIA (Estudo de Impacto Ambiental), que mostra o conjunto de dados técnicos detalhados, realizados por profissionais da área, sendo restrito por conter informações de sigilo industrial. Já o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), é um documento público que faz transparência às informações do EIA, com linguagem mais didática e acessível, de modo a trazer maior compreensão das vantagens e desvantagens causadas pelo empreendimento.
Quer saber mais? Seu projeto pode ser realizado junto a nossa equipe. Realizamos um orçamento completo e sem custo!
Com mais de 4 milhões de Km² só no Brasil, a Amazônia é o maior bioma do nosso país. Abrigando mais de 30 mil espécies de plantas, recursos naturais (como látex, castanhas, peixes e minérios) e a maior bacia hidrográfica do mundo (com cerca de 6 milhões de KM² e 1.100 afluentes.), essa formação florestal é essencial para a manutenção da vida no planeta.
A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional de comunidades indígenas sobre os usos da floresta e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los.
Ainda assim, encara várias ameaças, entre elas o aumento do desmatamento, a fragmentação e degradação, e os efeitos das mudanças climáticas , que podem transformar a floresta tropical em algo muito mais árido.
Desenvolvido pelo Atelier Marko Brajovic em colaboração com a comunidade local do Lago Mamori, a Biblioteca Comunitária Flutuante vai atender uma população de cerca de 2000 pessoas, muitas delas crianças, que vivem ao longo da extensa margem do lago.
A biblioteca contará com uma seleção de livros relacionados à preservação cultural e natural, ecologia, reciclagem e será administrada localmente pela líder feminina da comunidade e tem também como objetivo se tornar uma referência para a construção sustentável e educação ambiental.
Foram recolhidos na cidade de São Paulo, 7,9 mil toneladas de recicláveis – um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, em que a coleta seletiva somou 6,4 mil toneladas.
Especialistas afirmam que o aumento de resíduos recicláveis mostra uma mudança no perfil de consumo, para mais produtos embalados e alimentos congelados.
Você pratica a reciclagem em sua casa e tem percebido também aumento na produção desse tipo de resíduo?
Hoje, dia 22 de Maio, é comemorado o dia Internacional da Biodiversidade, instituído pela ONU como uma importante data para refletirmos sobre a relação entre as espécies e a importante contribuição que trazem para a vida no Planeta Terra. A biodiversidade é o conjunto de todas as formas de vida que nos cercam, encantam, sustentam e nos mostram a necessidade de conservarmos e preservamos a diversidade de vida presente no mundo.
Reconhecido como a savana mais rica do mundo, o Cerrado abriga 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas, cerca de 200 espécies de mamíferos, 837 espécies de avifauna e as nascentes das três maiores bacias hidrográficas do nosso continente (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), resultando em um elevado potencial aquífero que favorece a sua biodiversidade.
Apesar disso, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção já que o bioma é o que mais sofreu alterações por conta de ações humanas e com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região.
Nas imagens podemos contemplar paisagens do bioma registradas na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás!
As atividades que provocam alterações nas condições naturais das águas como por exemplo, irrigação, abastecimento, geração de energia hidroelétrica, entre outros, requerem licença do DAEE para operarem. Tendo como objetivo assegurar o controle desse recurso natural,para garantir que não falte água para população e para o meio ambiente.
Você possui um rio ou lago na sua propriedade e gostaria de destiná-lo a algum uso onde se faça necessária a outorga ou tem dúvidas sobre o assunto? Converse com a gente, fazemos um orçamento completo e sem custo.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por objetivo integrar as informações ambientais das propriedades, formando uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A inscrição no CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental, possibilitando o planejamento de uso e ocupação do imóvel, além de ser um requisito obrigatório para alguns programas e benefícios.
Se você possui um imóvel rural, entre em contato conosco para entender mais como funciona e qual a importância do CAR. Realizamos um orçamento completo e sem custo!
As áreas de preservação permanente, popularmente conhecidas como APP, são as faixas marginais de qualquer curso d'água natural, perene ou intermitente, e também ao redor de nascentes. Protegidas pelo Código Florestal, elas têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, proteger o solo e sua largura varia em função da largura e origem do curso d'água.
Existem ainda algumas outras modalidades de APP, como a de topo de morro e de declividade. Iremos abordar isso em outras
postagens!
Se você possui um curso hídrico ou nascente em sua propriedade e quer entender mais sobre esse assunto, entre em conosco!
A Mata Atlântica é um importante Bioma que representa 5% de toda diversidade presente no mundo.
É considerada Patrimônio Nacional e está presente em 17 estados brasileiros, apresentando mais de 8 mil espécies de plantas endêmicas e 2.208 espécies de vertebrados.
Por conta de ações humanas, ocupa a posição de um dos biomas mais ameaçados de extinção, restando atualmente apenas 12,4% da mata original.
Fonte: https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/
Foto: Revista Pesquisa FAPESP.
A arborização urbana compreende todas as árvores plantadas em ruas, praças, parques e jardins privados.
É parte essencial do planejamento de uma cidade e tem importância tanto para a ecologia quanto para o dia a dia dos cidadãos, trazendo beleza, conforto e saúde.
É uma área que enfrenta grandes desafios e o bom planejamento é essencial para seu sucesso. Devem ser levados em consideração diversos fatores, como a escolha adequada das espécies arbóreas, os locais de plantio e a manutenção, para preservação da saúde das árvores e também para não colocar em risco a população.
Você gostaria que sua cidade fosse mais arborizada e vê nela uma oportunidade para a melhoria da qualidade de vida?
Nós realizamos a elaboração dos projetos paisagísticos tanto para áreas públicas quanto particulares.
Você sabia que empresas instaladas num raio de até 20 Km de distância de aeroportos precisam se comprometer, junto à CETESB, a empregar um conjunto de técnicas para mitigar o efeito da atração de espécies-problema para aviação? A medida tem como função diminuir o risco de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes da colisão de aeronaves com espécimes da fauna.Nós realizamos a elaboração dos estudos necessários para garantir a segurança das medidas tomadas. Converse com a gente, fazemos um orçamento completo e sem custo.
Dica para o fim de semana!
A Google vem desenvolvendo formas de visitarmos pontos turísticos ao redor do mundo sem sairmos de casa. É possível visitar formações florestais como savanas africanas e a amazônia brasileira.
Como sugestão, recomendamos a exploração dos principais parques do mundo como o Central Park e Yellowstone no Estados Unidos; as margens do Rio Meguro no Japão onde ocorre a Sakura (período de floração das cerejeiras); e o Parque Nacional de Gambe na Tanzânia, um dos maiores locais de estudos de chimpanzés no mundo!
Para acessar a plataforma bastar procurar no google por jornada maps!
A natureza tem se revelado durante a pandemia.
Moradores de áreas urbanas de Recife tem se deparado com animais silvestres como capivaras e aves que antes do isolamento, não eram vistos na região.
De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) de Pernambuco, a diminuição dos veículos e o desaceleramento das indústrias contribuíram para a recuperação do meio ambiente e retomada por partes dos animais e também para a regeneração de manguezais.
Foto: Roberto Harrop
A arborização urbana é essencial à manutenção da qualidade de vida nas grandes cidades. Estudos mostram que a presença de árvores contribui com o bem-estar dos moradores, ajudando tanto na saúde física como mental. Apesar disso é uma área que enfrenta muito desafios e requer um planejamento minucioso.
Listamos aqui as 3 cidades brasileiras mais arborizadas e são elas: Goiânia com 89,5% de áreas verde, Campinas com 88,4% e Belo Horizonte com 83%.Você acha que sua cidade poderia ser mais arborizada?
A data 5 de Maio foi instituída como uma forma de conferir a devida importância a este sistema vital à sobrevivência humana, animal e vegetal. É uma importante fonte de emprego, geração de renda e riqueza para o país.
No Brasil aproximadamente 16% da população vive em áreas rurais e tem como fonte de renda principal, atividades relacionadas ao campo.
O Código Florestal, chamado também de Lei Federal 12.651/2012, é um importante documento que estabelece normas para proteção das vegetações nativas presentes no território nacional, além de definir a área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, Cadastro Ambiental Rural (CAR), uso restrito da terra e exploração florestal, informando também as instruções para controle e prevenção de incêndios florestais, de atividades de Compensação Ambiental e entre outros.
Link da Lei: http://www.planalto.gov.br/…/_ato2011-2…/2012/lei/l12651.htm
Você sabia que produtos químicos controlados precisam de uma autorização para serem transportados, armazenados ou utilizados?
O Exército, a Policia Federal e Civil, são os órgãos responsáveis por essa fiscalização e possuem uma lista dos produtos e procedimentos sujeitos ao controle.
A Florestec pode ajudar sua empresa a regularizar seus produtos, de acordo com cada órgão fiscalizador.
Entre em contato conosco para maiores informações.
Hoje, 01 de Maio, é comemorado o Dia Internacional do Trabalho, uma significativa data para enaltecer os trabalhadores do mundo todo. Viva!!
Deixamos aqui, um parabéns especial aos profissionais da área ambiental, que lutam diariamente por um mundo com mais respeito e amor à natureza.
Em Tupi Guarani Caatinga significa “Mata Branca", este impressionante bioma se encontra principalmente na região Nordeste do país e no Norte de Minas Gerais, representando o total de 10% do nosso território Nacional. Atualmente, 80% da cobertura original está alterada por conta de ações humanas, restando menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.
Vamos homenagear o único Bioma 100% brasileiro, que merece não só nossos cuidados, mas toda a nossa atenção. Viva a Caatinga!
Compensação ambiental é um mecanismo utilizado para fins de compensar os danos causados por algum impacto ambiental, em um imóvel ou empreendimento em fase de licenciamento ou de regularização ambiental. Trata-se de uma ferramenta usada para garantir que as funções ambientais de uma vegetação suprimida sejam restabelecidas no mesmo local ou mantidas numa outra área com funções equivalentes. As formas de compensação previstas em lei podem ser escolhidas para que sejam mais adequadas aos projetos e às expectativas das empresas e proprietários.
Hoje, 17 de Abril, é comemorado o dia Nacional da Botânica. Uma importante área que trata sobre o estudo científico das plantas e algas, unindo disciplinas que estudam o desenvolvimento, a reprodução, o metabolismo, as doenças e a evolução da vida vegetal.
Parabéns a todas pessoas que contribuem para o avanço do conhecimento botânico no Brasil. Viva!
A Florestec é uma empresa de consultoria e serviços ambientais, especializada no desenvolvimento de
estudos e projetos ambientais com atuação no mercado desde 2006.
O GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais) comunicou que os prazos para entrega das exigências técnicas dos Órgãos permanecem vigentes, uma vez que a Secretaria da Habitação suspendeu o atendimento presencial. Todas as documentações para cumprimento das exigências técnicas devem ser encaminhadas via Correios.
Se você possui algum processo no GRAPROHAB, entre em contato, que podemos te ajudar!
FONTE: http://www.habitacao.sp.gov.br/icone/detalhe.aspx?Id=27
A Diretoria da CETESB decidiu suspender alguns prazos administrativos no período de 16/03 até 30/04/2020, em função das restrições impostas pela quarentena no Estado de São Paulo. Licenciamentos, sanções e alguns prazos para cumprimento de medidas foram afetados pela decisão. Se você possui algum processo em andamento e quer entender como essa decisão pode te afetar, entre contato conosco para verificar o seu caso!
Fonte: cetesb.sp.gov.br/blog/2020/03/31/cetesb-suspende-prazos-administrativos-em-funcao-da-pandemia-da-covid-19/
Imagens de satélite confirmam redução na poluição de São Paulo
São Paulo apresentou diminuição na poluição atmosféricas nas últimas semanas, por conta do isolamento social que estamos vivendo, uma vez que a medida interfere na quantidade de circulação de carros e no funcionamento das fábricas, grandes responsáveis pelas emissões de gases poluentes. Foi registrado uma redução de 33% nos níveis de dióxido de nitrogênio (NO2), quando comparado ao mês de abril do ano passado. Essas informações são fornecidas por meio de radares que identificam a produção de gases do efeito estufa e que estão espalhados pela cidade, sendo um projeto financiado pela FAPESP (Maria Fernanda Ziegler, Agência FAPESP).
Fonte: http://agencia.fapesp.br/imagens-de-satelite-confirmam-reducao-na-poluicao-de-sao-paulo/33001/. Direitos autorais da Imagem: Henk Eskes/ KNM
Você precisa realizar a compensação ambiental de um imóvel ou empreendimento? Uma das modalidades de compensação ambiental é através da preservação de vegetação em um outro imóvel. A imagem é de um dos nossos projetos, que possui todos os documentos e avaliações em dia, e está pronto para receber uma compensação ambiental.
Se você possui dúvidas sobre licenciamento, compensação ambiental e quer saber como isso pode afetar você, a sua propriedade ou seu empreendimento, entre contato conosco que te ajudaremos!
Esta semana o pôr-do-sol ganhou uma intensa cor vemelho-alaranjada em algumas cidades do Estado de São Paulo. Esse fenômeno ocorreu por conta da grande concentração de raios refletidos na parte de baixo das nuvens, atravessando a atmosfera onde se concentra a camada de poluentes, responsável por interagir com esses raios solares e gerar essas cores surpreendentes. Alguém conseguiu ver esse espetáculo no céu?
Fonte:https://vejasp.abril.com.br/cidades/porque-por-do-sol-cores-vivas-sao-paulo/
O Ministério do Meio Ambiente assinou o recebimento de cerca de R$ 500 milhões provenientes do Fundo Verde do Clima. A origem do recurso é o Fundo Verde do Clima, fundo global criado em 2010 pelos 194 países que fazem parte da Convenção da ONU sobre a Mudança do Clima para financiar projetos de combate às alterações climáticas e vai integrar o Programa Floresta+, criado para conservar e recuperar a floresta nativa na Amazônia.
FOTO: Rio Madeira visto de dentro do Parque Nacional Mapinguari.
Além de acompanharmos os processos dos nossos clientes com comprometimento e zelo, também estamos capacitados para apresentarmos os documentos de exigência técnica sempre em conformidade com a lei, conforme as condições impostas pelo novo Decreto Federal de documentos digitais. Se você possui algum processo em andamento e está com alguma dúvida, ou se deseja realizar um orçamento completo e gratuito, entre em contato conosco!
Durante a Quarentena, o trabalho da Florestec não se limita apenas ao Home Office! Em Março, realizamos uma vistoria em um dos plantios projetados pela empresa! A vistoria foi realizada por uma única pessoa, em uma região sem movimento e sem qualquer fonte de contaminação pelo COVID-19!
Licenciamento Ambiental é uma exigência legal necessária para qualquer empreendimento ou atividade que possa interferir nos recursos naturais ou que seja potencialmente poluidora. É realizado pelo órgão ambiental competente e atende as exigências impostas pelas Leis Federais, Estaduais e Municipais. A Florestec realiza projetos de licenciamento ambiental desde 2006. Você possui interesse em licenciar algum projeto? Converse com a gente, fazemos um orçamento completo e sem custo.
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terra. A criação da data tem como objetivo incentivar governos, a sociedade, ONG´s e demais entidades a desenvolver consciência sobre a
importância de preservação do meio ambiente.
Que tal aproveitarmos a data para repensar nosso estilo de vida, padrão de consumo e o impacto que
a humanidade tem causado no planeta e como o uso desenfreado dos recursos naturais influenciam as mudanças climáticas que estamos vivenciando?
Identificação botânica consiste em verificar espécies vegetais a partir das características presentes no indivíduo, analisando folhas, galhos, flores, frutos, ramos, odores, texturas e entre outras características. Se durante a vistoria em campo não for possível descobrir a espécie, é recomendado a coleta de um ramo do indivíduo, fazendo um exsicata que será identificada posteriormente, com auxílio de referências científicas e chaves de identificação botânica.
Oferecemos vários serviços relacionados a processos ambientais! Como Licenciamento, Compensação Ambiental, CAR, Regularização, GRAPROHAB, Arborização, entre outros!! Durante as próximas semanas vamos apresentar cada um de nossos serviços para vocês!! Entre em contato conosco para realizar uma avaliação prévia sem custo algum!
Em Março de 2020 passou a valer o Decreto Federal sobre documentos digitais que estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização dos arquivos públicos ou privados, para que os documentos digitalizados possam valer como originais.
Fonte: www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2020/decreto-10278-18-marco-2020-789857-publicacaooriginal-160146-pe.html
Que tal aproveitar esse tempo que estamos passando em isolamento, e colocar alguns projetos em dia? Envie suas dúvidas, ideias e processos em andamento... Seu imóvel pode ter muito mais potencial do que você imagina! Fazemos uma avaliação prévia sem custo algum!
Há apenas uma semana, o Governo da Índia decretou o maior isolamento social do mundo. Cerca de 1.3 bilhões de pessoas (mais que 6x a população do Brasil) irão combater o COVID-19 dentro de suas casas. E Delhi, na Índia, já começou a sentir a diferença. Segundo a OMS, a cidade enfrenta os piores índices de poluição do ar no mundo, principalmente pelo setor do transporte. Mas com uma semana de isolamento social, já se pode ver a diferença visualmente e também pelas medições analisadas via satélite pelo Centro para Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA). Apesar de todas as tragédias causadas por este vírus, é uma oportunidade de reflexão de todos os nossos hábitos de higiene, mobilidade e consumo. É inquestionável que o COVID-19 deixará inúmeras marcas na humanidade, mas nem todas elas precisam ser negativas. Neste momento, a Florestec busca uma perspectiva diferente e se adapta para que este momento seja o mais agradável, seguro e produtivo.
CREA:https://energyandcleanair.org/janata-curfew-pollution-levels/
OMS:https://www.who.int/airpollution/data/cities/en/
Portão de Nova Delhi, Índia, em novembro de 2019, antes do isolamento social.
A CNN publicou uma matéria sobre o impacto na poluição na Índia após o “lockdown” em 25/03/2020. “O Maior Isolamento de Coronavírus do Mundo tem um impacto dramático na poluição na Índia”
Fonte:
https://edition.cnn.com/2020/03/31/asia/coronavirus-lockdown-impact-pollution-india-intl-hnk/index.html
Portão de Nova Delhi, Índia, em Março de 2020, depois de 5 dias do isolamento social imposto pelo Governo Indiano.